Cantigas Trovadorescas

1º Título: Traços Contemporâneos

    O Trovadorismo, explicado nas cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, permanece em diversas formas e estilos da música brasileira e da poesia. Na música popular brasileira, o trovadorismo destaca traços da poesia medieval na letra de uma música contemporânea, interpretando nas canções, sentidos de cantigas de amor, como ocorre na música "Ela e a Lua" de Gilberto Gil, representando algumas características de idealização, coita e voz masculina. Como idealização: "Que era também tão bela como a Lua" e coita: "E minha alma é tão triste e tão nua."
    Na música "Terezinha" de Chico Buarque, possui traços de cantiga de amor e amigo, como coita no verso "Me encontrou tão desarmada que arranhou meu coração". Como cantiga de amigo possui voz feminina e paralelismo. Já a música "Dona" possui mais influência da cantiga de amor como vassalagem no verso "Teus desejos, uma ordem" e "Porque sei que és minha Dona". Também tem presença de voz masculina. Esta música apresenta uma metáfora onde ele diz que a "Dona" pode ser "Umas vezes nossa amiga outras nossa perdição" e também que ela pode possuir seu ódio ou seu carinho.

Autor: Lucas Mayer de Souza   Nº 24   T: 101

2º Título: A Arte Trovadoresca Brasileira

    O Trovadorismo se deu por volta do século XII ao XIV, durante a dinastia de Borgonha, quando Portugal tornava-se um Estado independente. O Trovadorismo galego-português é um conjunto de manifestações literárias que deu origem aos dois gêneros de poesias trovadorescas, que eram tradicionalmente cantadas, sendo assim chamadas de cantigas.
    O gênero lírico apresenta dois tipos de cantigas, a de amigo e a de amor. Já o gênero satírico traz as cantigas de escárnio e de maldizer. Voz feminina, realismo e simplicidade, coita (sofrimento amoroso), paralelismo (repetição de versos) e refrão, são algumas características das cantigas de amigo. As de amor possuem voz masculina, idealização da amada, vassalagem ( o homem se rebaixa diante da mulher) e coita. Escárnio é uma sátira indireta com ironia, enquanto as de maldizer são uma crítica direta, como uso de expressões de baixo calão e zombaria.
    Ao estudarmos sobre o Trovadorismo algumas canções contemporâneas foram trazidas pelos alunos. A música "Teresinha" de Chico Buarque recebe influência das cantigas de amor e de amigo. O eu lirico é uma mulher, possui coita ("me encontrou tão desarmada que arranhou meu coração"); paralelismo e simplicidade na linguagem. A canção "Dona" do Roupa Nova também recebe influência das cantigas de amor, tem voz masculina, refrão, vassalagem amorosa ("Teus desejos uma ordem") e idealização. Já na música dos Titãs, "Polícia", a influência é das cantigas de maldizer, pois fazem crítica direta ("Polícia para quem precisa") e zombam da Polícia (alvo da sátira).
    Após analisar o que foi estudado, é possível perceber que o Trovadorismo está presente nos dias atuais, tendo influência, principalmente, na MPB, e, também, sendo um marco importante na história da Literatura.

Autor: Victória Meira Rosa   Nº 39    T: 101

Nenhum comentário:

Postar um comentário